Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Agir sem Pensar

Você sabia que o agora pode mudar sua vida para sempre? No entanto vale lembrar que as conseqüências boas ou más certamente virão.

Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho (Provérbios 19:2)”
Seria excelente se pudéssemos ter constantemente esse versículo em mente. Alguém já disse que a pessoa guiada por seus próprios sentimentos não merece confiança. Na verdade, o coração é enganoso e pode nos levar a tomar atitudes erradas. É preciso ter a consciência de que as atitudes de hoje podem marcar nossas vidas pra sempre

Troca Insensata Havia uma prática em Israel, relatada no Antigo Testamento, que era a bênção da “primogenitura”. Assim, antes de morrer o pai proferia sobre o filho mais velho bênçãos especiais, que o privilegiavam em relação aos seus irmãos. O primogênito assumia primazia da família e recebia uma porção dupla da herança.
Você acredita que alguém poderia abrir mão dessa bênção por causa de um prato de comida? Pois foi o que aconteceu com Esaú. Um dia, ao chegar em casa com muita fome, Jacó, seu irmão mais novo, havia feito uma gostosa comida. Quando Esaú pediu-lhe um prato de cozido, Jacó “muito esperto” disse que lhe daria a comida sim, mas Esaú lhe daria em troca o seu “direito de primogenitura”.
Esaú não pensou duas vezes. Impulsionado pela fome, trocou sua bênção pelo prato de comida. Pronto. Ele não podia mais voltar atrás. Mais tarde ele chorou amargamente, mas não havia mais o que fazer. Jacó havia conquistado o seu privilégio.

“O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro (Provérbios 14:16)”

Brincando com fogo Por impulso, as pessoas são levadas a mentir, tornam-se agressivas, experimentam drogas, traem a pessoa amada, caem na ilusão da “prova de amor” indo para um motel, abandonam a fé... São muitas as atitudes tomadas hoje sem pensar no amanhã.


“ Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25:28).

Nem sempre é fácil controlar os tais impulsos. O conselho do rei Salomão é:

“ Pondera a vereda dos teus pés e serão seguros todos os teus caminhos” (Provérbios 4: 26).

O cristão, como templo do Espírito Santo, pode e deve depender do Senhor para tomar decisões, para controlar o seu ímpeto.
A Bíblia diz que há caminho que ao homem parece ser bom, mas seu fim é a morte. Aquilo que produz satisfação pode se transformar em desgosto, tristeza, vergonha e arrependimento. Para alguém saber que o fogo queima não é necessário colocar a mão numa chama. Você não precisa viver se machucando para descobrir que precisa buscar orientação divina.
Tenha boas amizades. Procure viver em comunhão com Deus e faça as seguintes perguntas quando estiver diante de uma situação que lhe seduz:

Se Jesus estivesse fisicamente ao meu lado eu faria o que estou sentindo desejo de fazer?
Eu posso contar para os meus pais o que estou pretendendo fazer?
Se a resposta a essas duas perguntas for negativa, pare, não faça, fuja! Com certeza, não será bom para você ir em frente.

Autora: Zuleica Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário